24/10/2021 às 07h10min - Atualizada em 25/10/2021 às 00h00min

Hoje é Dia: última semana de outubro celebra EBC e Dia do Livro

Também são lembrados, entre os dias 24 e 30 de outubro, o Dia das Nações Unidas, o nascimento de Pablo Picasso e datas que remetem à saúde bucal e do cérebro.

SALA DA NOTÍCIA Agência Brasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-10/hoje-e-dia-ultima-semana-de-outubro-celebra-ebc-e-dia-do-livro

O Hoje é Dia da última semana do mês de outubro - de 24 a 30 de outubro - tem muito da própria história da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Também comemoraremos grandes nomes das artes plásticas, da música e, é claro, da leitura, em um dia todo dedicado a essa paixão.



Já no domingo (24), sopramos as velinhas da nossa casa, a EBC. Ela foi criada por meio do Decreto nº 6.246, de 24 de outubro de 2007, como uma empresa pública de comunicação - isso é, uma rede de comunicação que não tem interferência de anunciantes e com o dever de ter o seu foco principal no cidadão e nos interesses do público em geral. Hoje, a EBC é composta por veículos, entre rádios, TV e agências de notícias.




Fachada da sede da EBC em Brasília.

Fachada da sede da EBC em Brasília.






Hoje é Dia - Fachada da sede da EBC em Brasília. - Marcello Casal JrAgência Brasil



O nome pública às vezes confunde um pouco: muita gente acha que o que é público é estatal, mas não é bem assim.  A empresa conta com uma parte que presta serviços e é contratada para dar conhecimento das atividades de governo. E como explica esta matéria da Agência Brasil, a parte pública da EBC foi criada para complementar os sistemas privado e estatal, e tem como missão "levar conhecimento, informação e cultura para a população de todas as idades, em todas as localidades do país, sem interferência política ou comercial".



A comunicação pública está presente nas principais democracias do mundo. O Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, mostrou a importância desse modelo para a pluralidade de vozes e para a democracia. Assista:





Também no dia 24, comemoramos o Dia das Nações Unidas ou o Dia da ONU, o mais importante organismo internacional do planeta, com 193 países-membros. A ONU foi estabelecida naquela data, em 1945, com 51 países assinando a Carta da Nações Unidas - incluindo o Brasil. Uma curiosidade é que, desde o discurso de Oswaldo Aranha, em 1947, o Brasil é responsável pelos discursos de abertura dos trabalhos das assembleias gerais, que são realizadas anualmente.



Saúde bucal e do cérebro



Não é só para ter um sorriso mais bonito que a saúde bucal, comemorada no dia 25 de outubro, é importante. O cuidado com a higiene da boca (clique para ouvir entrevista do programa Cotidiano, que foi ao ar na Rádio Nacional em 2014, sobre o assunto) também pode prevenir doenças como as cardiovasculares, diabetes e outras. O Repórter Brasil fez uma matéria esclarecedora sobre o tema esse mês. Assista: 





Os acidentes vasculares cerebrais (AVCs) atingem uma em cada seis pessoas no mundo. Para conscientizar sobre e prevenir esse mal, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Federação Mundial de Neurologia instituíram 29 de outubro como o Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral. A Agência Brasil já produziu matérias explicando os sintomas e riscos  e alertando sobre a importância dos cuidados.



Tintas, telas e música



A semana que começa é realmente recheada de arte. No dia 25, celebramos os 140 anos do pintor espanhol Pablo Picasso, um dos principais nomes da arte contemporânea. O História Hoje, que em abril de 2016 relembrou mais um aniversário de morte de Picasso, contou a história deste mestre das artes plásticas do século 20. Ouça:







No dia 26, completam-se 45 anos da morte do pintor modernista, desenhista, ilustrador, muralista e caricaturista fluminense Di Cavalcanti. Sua trajetória também rendeu episódio do História Hoje e alguns detalhes de sua religiosidade revelados no Fique Ligado, programa que foi ao ar na TV Brasil:





Há 15 anos, também no dia 26 de outubro, morria o compositor, arranjador e maestro fluminense Rogério Duprat, um dos maiores responsáveis pela ascensão da Tropicália. Duprat foi homenageado no programa Música e Músicos do Brasil, da Rádio MEC, no ar em fevereiro de 2019:







No dia 27, temos ainda o Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual, que já foi tema de discussão no Sem Censura, da TV Brasil. Por fim, dia 28 é o Dia Internacional da Animação e o Dia do Servidor Público.



Dia dedicado à leitura




Brasília - A Feira do Livro de Brasília chega à 32ª edição, com o tema “Meu mestre, meu livro”. A programação inclui palestras, bate-papos, além de lançamentos e apresentações (Antônio Cruz/Agência Brasil)

Brasília - A Feira do Livro de Brasília chega à 32ª edição, com o tema “Meu mestre, meu livro”. A programação inclui palestras, bate-papos, além de lançamentos e apresentações (Antônio Cruz/Agência Brasil)






Hoje é Dia - Leitura de livros na biblioteca, por Antonio Cruz/Agência Brasil



E a literatura também é comemorada no dia 29, com o Dia Nacional do Livro. Criado para homenagear a criação da Biblioteca Nacional do Brasil, no Rio de Janeiro, hoje a data serve de incentivo à leitura e como espaço para discussão sobre as mudanças no mercado literário. Um dos programas que aborda o universo literário, com foco em seus criadores, é o Conversa com o Autor (acesse a página do programa para ouvir episódios completos). Outra opção para os amantes da leitura é o Trilha de Letras, com programas que podem ser novamente assistidos no site da TV Brasil.



E para incentivar a paixão dos pequenos pelos livros, que tal ouvir com eles este episódio do Mambembeiro, do arquivo da Rádio Nacional ?







Confira a lista semanal do Hoje é Dia com datas, fatos históricos e feriados:




24 a 30 de outubro de 2021


24



Dia Internacional da Informação sobre o Desenvolvimento - comemoração instituída pela 27ª Sessão da Assembleia Geral da ONU, com o objetivo de chamar a atenção da opinião pública mundial para os problemas de desenvolvimento e a necessidade de se reforçar a cooperação internacional para a solução desses problemas a cada ano



Dia das Nações Unidas - comemoração internacional que tem por fim marcar a data da entrada em vigor da Carta das Nações Unidas, de 24 de outubro de 1945, com a ratificação dos cinco países do Conselho de Segurança da ONU, representados por Estados Unidos, França, Reino Unido, República da China (posteriormente substituída pela República Popular da China), e a então URSS (União Socialista das Repúblicas Soviéticas)



Aniversário de Manaus - feriado municipal



Criação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), pelo Decreto nº 6.246, de 24 de outubro de 2007 (14 anos)




25



Nascimento do escritor e jornalista maranhense Humberto de Campos (135 anos)



Nascimento do pintor espanhol Pablo Picasso (140 anos)



Dia Nacional da Saúde Bucal - foi instituída pela Lei nº 10.465, de 27 de maio de 2002. Marcar a data da assinatura do Decreto Imperial nº 9.311, de 25 de outubro de 1884, que criou os primeiros cursos de graduação de Odontologia no Brasil, inicialmente autorizados a funcionar nas cidades brasileiras do Rio de Janeiro e Salvador




26



Nascimento do cantor, compositor, músico, produtor, artista plástico e professor cearense Antônio Carlos Belchior (75 anos)



Morte do pintor modernista, desenhista, ilustrador, muralista e caricaturista fluminense Di Cavalcanti (45 anos)



Morte do compositor, arranjador e maestro fluminense Rogério Duprat (15 anos) - um dos maiores responsáveis pela ascensão da Tropicália, personalizando o som do então emergente movimento musical com arranjos bem elaborados, criativos e perfeitamente antenados com as tendências internacionais da época. Ele era o grande responsável pelos efeitos sonoros inovadores de psicodelia e experimentalismo presentes no movimento, junto ao produtor Manoel Barenbein



Dia Nacional de Luta pelo Passe Livre - comemorado no Brasil para marcar a data da entrada para votação de um projeto de lei de iniciativa popular pelo passe livre, para ser aprovado em 4 de novembro de 2005, na Câmara de Vereadores de Florianópolis. Busca aprofundar o debate sobre o direito de ir e vir das pessoas, sobre a mobilidade urbana nas grandes cidades e sobre um novo modelo de transporte para o Brasil, além de lutar por um transporte público fora da iniciativa privada, que garanta o acesso universal pelo passe livre para todas as camadas da população brasileira




27



Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual - comemoração instituída pela Unesco para marcar a data da aprovação de uma recomendação sobre a salvaguarda e conservação das imagens em movimento, que se deu na 21ª reunião da própria Unesco, em 27 de outubro de 1980




28



Morte do ator, diretor teatral, escritor, crítico e roteirista fluminense Bernardo Jablonski. (10 anos)



Morte do advogado, político, orador, magistrado e poeta baiano Franklin Américo de Meneses Dória, conhecido como Franklin Dória, o Barão de Loreto (115 anos) - membro fundador da Academia Brasileira de Letras



O presidente norte-americano Grover Cleveland inaugura a Estátua da Liberdade, em Nova York (135 anos)



Dia Internacional da Animação - comemoração instituída pela Associação Internacional do Filme de Animação, que é apoiada no Brasil pela Associação Brasileira de Cinema de Animação, que acontece na data da primeira apresentação de Teatro Ótico, do artista francês Émile Reynaud, que apresentava cenas animadas, Pantomimas Luminosas no Museu Grévin em Paris



Dia do Servidor Público - data instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937.




29



Nascimento do sambista fluminense Nelson Cavaquinho (110 anos)



Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral - comemoração instituída pela Organização Mundial da Saúde e pela Federação Mundial de Neurologia; tem por fim conscientizar e prevenir sobre esse mal que chega a atingir uma a cada seis pessoas



Dia Nacional do Livro - comemoração criada em 1966, em homenagem ao dia em que foi fundada a Biblioteca Nacional do Brasil, localizada no Rio de Janeiro, quando a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para a colônia, em 1810




30



Dia Nacional do Ginecologista e Obstetra - a data homenageia os profissionais da área e lembra do papel essencial que este profissional desenvolve, ajudando a manter a boa saúde da mulher e da sua gestação



Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo






Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br
Notícias Relacionadas »
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...