21/09/2021 às 20h16min - Atualizada em 22/09/2021 às 00h00min

Ideias para Mockup em 2022

Veja aqui algumas ideias para uso de mockups e como ele pode ser útil para empresas e empreendedores autônomos.

SALA DA NOTÍCIA Alvaro Vinicius Ferreira Lordelo
Consegue imaginar comprar um produto sem o ver claramente? Este é o objetivo dos mockups em produtos gráficos. A sociedade em que vivemos caracteriza-se pelo domínio onipresente das imagens, e o consumo, a publicidade e a utilização de recursos mediáticos são dificilmente concebíveis sem a sua utilização para fascinar, entreter e comunicar.
As imagens têm o poder e o potencial para transmitir a imaginação e permanecem uma das ferramentas mais incríveis que os humanos podem conceber e experimentar. Para aqueles que trabalham em design gráfico, é muito importante apresentar uma imagem clara, objetiva e indiscutível das ideias para assegurar a satisfação e lealdade e assim conquistar novos clientes.
Para tal, os profissionais precisam de todas as ferramentas possíveis para oferecer aos seus clientes uma melhor experiência e convencê-los da qualidade dos seus serviços.
Uma delas é o mockup, uma ferramenta a ser tomada em consideração e que desempenhará um papel importante no seu negócio. Os mockups digitais são representações de imagens de produtos ou suportes específicos, muitas vezes geradas em softwares de criação e edição. No contexto do reconhecimento visual, um mockup destina-se a fornecer uma pré-visualização antes da produção da obra.

O que é um mockup?


O termo é muito comum em inglês, mas mockup significa simplesmente modelo ou amostra. Este é precisamente o objetivo da sua utilização: mostrar um modelo digital ou físico, quase sempre digital, para mostrar como será a publicidade ou o produto gráfico quando estiver terminado. Por exemplo, se um cliente tem uma firma de advogados e pretende contratar uma empresa de design gráfico para desenvolver papelaria para o seu negócio, tais como papel timbrado, cartões de visita e afins. Quando os clientes podem ver com precisão as propostas para estes produtos, há mais certeza de que o projeto será um sucesso.

Portanto, as empresas podem utilizar software de edição gráfica para criar modelos de produtos que podem oferecer aos seus clientes, mesmo que sejam apenas virtuais. O melhor é que os resultados destes modelos são quase como fotografias de como o produto será uma vez impresso e entregue.
Note-se que o custo desta etapa é extremamente baixo e o retorno pode ser muito bom, pois ver o produto torna mais provável que o cliente aprove o trabalho, mesmo que este tenha de ser modificado para alcançar o efeito almejado.

Mockups: os benefícios da sua utilização


Para todos os designers, a utilização de mockups é muito útil, uma vez que podem compreender melhor como o desenho está a progredindo e como vai ficar quando aplicado ao produto final. Além disso, o processo de utilização de mockups para criar trabalhos gráficos:
  • Teste de peças de diferentes cores, tamanhos, texturas, objetos, etc., para ajudar na tomada de decisões;
  • Aprovação antes da produção em massa de produtos para corrigir erros e desperdícios;
  • Poupa tempo de projeto e de concepção do cliente;
  • Permite o ajuste e personalização das dimensões do produto em mockups digitais e físicas;
  • Aumenta a probabilidade de sucesso do projeto, porque os clientes podem ver o seu projeto como você o imagina, e também pode aplicá-lo com maior precisão a produtos reais.

Mockup: como utilizá-lo?


Assim como você pode achar muitos materiais para fazer o download (tais como ícones e imagens), os mockups não são exceção. Existem modelos de cartões de visita, mockup camisa, canecas e muitos outros produtos que simulam objetos reais. Também pode criar o sua próprio mockup com um programa de desenho 3D. Exemplos são programas AutoCad 3D ou programas menos complexos como o Adobe Illustrator e Adobe Photoshop.

Por exemplo, quando você tem as imagens acabadas e só precisa adicionar a marca do produto para que os clientes possam ver como o design funciona bem, o Photoshop é mais frequentemente utilizado. Por esta razão, essas aplicações também são criadas a partir de mockups baixados da internet. Quando um designer abre um arquivo de um desses downloads, as imagens que compõem os gráficos podem ser modificadas à vontade. Tudo o que o profissional tem que fazer é inserir a arte do cliente para preparar o mockup. O processo é muito simples e leva apenas alguns minutos.

Quais são os tipos de mockups?

Abaixo estão 5 tipos de mockups que são os principais, mas não são as únicos.

Brindes

Se uma empresa quiser oferecer presentes para distribuição interna, para seus funcionários ou para seus clientes, pode também considerar a possibilidade de desenhá-los a partir de um mockup. Isto poderia incluir a aplicação de imagens de identidade em bolsas, mockup camiseta (t-shirt), chaveiros, canetas, mockup moletom, calendários, adesivos, boné mockup, etc.

Cartões de visita

mockup de cartao de visita

mockup de cartao de visita


Os cartões de visita são um material gráfico muito importante para todas as empresas e profissionais. São cuidadosamente projetados por designers, sempre usando reconhecimento visual, representados no manual da marca com imagens simples (apenas dois lados) ou mais elaboradas.

A produção de cartões de visita é um passo importante para observar e corrigir quaisquer erros e para evitar custos decorrentes de erros de impressão e desperdício de material, pois podem ser encomendados em grandes quantidades. O mockup do cartão de visita deve indicar claramente o material, as proporções, a cor e se há cortes ou pintura. O mesmo se aplica ao moletom mockup, que será uma representação da aparência física da peça de vestuário.

Embalagem

Levando em conta o rótulo, o material e a forma final do produto, podem ser criados diferentes tipos de mockups de embalagem. A produção deste tipo de representação visual digital pode ser complicada, mas é um ponto necessário que não pode ser comparado com o custo de produção da obra de arte.
O uso de materiais finais e informações obrigatórias, tais como produtos alimentícios, também deve ser levado em consideração. Além de mockups, protótipos, versões preliminares de embalagens, versões de teste podem ser feitas para verificar cores, legibilidade, funcionalidade e outros aspectos. No caso de embalagens, os mockups digitais são geralmente feitos na fase de pesquisa e aprovação. Uma vez aprovado o conceito de embalagem, é criado um protótipo, geralmente feito de materiais que estão mais próximos daqueles que serão utilizados na produção final. Os mockups digitais são geralmente desenvolvidas por designers e, uma vez aprovadas pelo cliente, são produzidos protótipos de desenvolvimento. Empresas de cervejarias, por exemplo, contratam designers para produzir um beer bottle mockup antes de fazer as publicidades.

Papelaria


Brochuras, também conhecida como folhetos, são materiais para uso interno e externo como envelopes, papel timbrado, folders, etiquetas, pastas, blocos de notas e até mesmo catálogos da empresa.

Algumas empresas não precisam produzir todos esses materiais gráficos, especialmente aqueles que são menores ou mais digitalmente orientados, mas sua customização e profissionalismo são interessantes. Neste caso, o modelo serve para visualizar a aplicação da marca e também como um guia para a empresa gráfica ao entregar o produto.

Websites e peças digitais


Um mockup também pode ser feito como representação ou visualização de mídia digital antes do lançamento final, tais como websites, blogs, posts de mídia social, anúncios, apps para celular, etc.

Neste caso, dado o design do site ou do aplicativo, o mockup pode ser colocado após o wireframe: um esboço dos elementos dispostos na página que não tem muita fidelidade à imagem. Neste caso, um modelo é mais eficaz quando se considera o que precisa ser no manual da marca.
Agora que você entende o que é um mockup e para que serve, você pode começar a fazer suas próprias edições usando sua criatividade. Entretanto, se você não tiver as habilidades ou conhecimentos necessários, você pode encontrar mockups prontos ou pedir a um designer que crie uma para você.
Notícias Relacionadas »
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...