16/09/2021 às 18h37min - Atualizada em 17/09/2021 às 00h00min

Exposição On-Line Ser Atleta, realizada pelo Sesc SP, mostra a diversidade no esporte olímpico e paralímpico brasileiro

Com curadoria de Katia Rubio, mostra digital traz as trajetórias de importantes nomes do esporte nacional

SALA DA NOTÍCIA Fausto Cabral
Por ocasião dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020, realizados em 2021 por conta da pandemia do novo coronavírus, o Sesc São Paulo apresenta uma série de atividades que convidam o público para uma reflexão acerca da diversidade no esporte. Dentre os destaques está a exposição digital “Ser Atleta”, realizada em formato online, disponibilizada em seratleta.sescsp.org.br.

A proposta da exposição – que conta com a parceria institucional do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) – é trazer como protagonistas 20 esportistas olímpicos e 10 paralímpicos brasileiros, apresentando de forma crítica a história do esporte nacional a partir da ótica dos próprios atletas, num resgate de suas múltiplas identidades, por meio de cinco eixos temáticos: Ser Diferente?, Ser LGBTQIAP+, Ser Migrante, Ser Mulher e Ser Negra e Ser Negro.
 
A curadoria é da jornalista, psicóloga e professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo Katia Rubio, que há mais de 20 anos se dedica à pesquisa da trajetória dos atletas olímpicos. A exposição ficará disponível até 30 novembro de 2021.

Dentre os atletas homenageados pela exposição estão, entre outros, Daniel Bispo (Boxe), Evelyn Vieira (bocha paraolímpica) e Fabiana Alvim (Voleibol), no segmento “Ser Diferente?”; Edênia Garcia (Natação), Ian Matos (Saltos ornamentais) e Tuany Barbosa (atletismo), no segmento “Ser LGBTQIAP+”; Edinanci Silva (Judô), Fernando Meligeni (Tênis) e Maurício Dumbo (Futebol de 5), no segmento “Ser Migrante”; Ádria Santos (Atletismo), Joanna Maranhão (Natação) e Yane Marques (Pentatlo) no segmento “Ser Mulher”; e Alfredo Gomes (1899-1963, Atletismo), Diogo Silva (Atletismo) e Roseane Ferreira dos Santos (Atletismo), no segmento “Ser Negra e Ser Negro”.

A mostra on-line pode ser visitada diretamente no link seratleta.sescsp.org.br até 30 de novembro de 2021.

FICHA TÉCNICA
Curadoria: Katia Rubio 
Assessoria de Diversidade: Adriana Inês de Paula; Neilton de Sousa Ferreira Junior; Leonardo Morjan Britto Peçanha; William Douglas de Almeida; Luciane M. M. Tonon; Ellen Moraes Scherrer
Ação Educativa: Zebra 5 e equipe de Educadores do Sesc Itaquera
Produção Artística: Loma Filmes 
Produção Esportiva: Abajur Eventos 
Parceria Institucional: Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) 
Realização: Sesc Itaquera 
Notícias Relacionadas »
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...