27/07/2021 às 14h59min - Atualizada em 27/07/2021 às 15h44min

Dia dos Pais: maioria pretende gastar até R$ 100 e internet deve ser canal preferencial de compra

Pesquisa mostra que Google, sites e aplicativos de lojas encabeçam escolhas para a data

SALA DA NOTÍCIA Daniella Pimenta
Rawpixel

O social commerce, tendência que cresce vertiginosamente entre os consumidores brasileiros principalmente desde o começo da pandemia, deve ocupar lugar de destaque no próximo Dia dos Pais, que será comemorado no próximo dia 8 de agosto. A tendência é apontada pelo relatório “Dia dos Pais 2021”, da Social Miner | All iN e Opinion Box. 

 

“O varejo vem passando por uma transformação intensa desde 2020 por conta da pandemia e das mudanças que vieram e transformaram o mercado, a forma de consumo e muitos outros aspectos do cotidiano”, explica Fellipe Guimarães, CEO da Codeby, empresa de tecnologia, e especialista em negócios digitais.

 

Do total dos respondentes da pesquisa “Dia dos Pais 2021”, 41% afirmaram que a preferência na hora de pesquisar preços é por sites de busca, como Google ou Bing. 35% vão pesquisar no aplicativo das lojas, 22% vão direto verificar nos e-commerces e 20% devem pesquisar pelo Instagram. 13% também pretendem dar uma olhadinha no Facebook, confirmando o crescimento pelo interesse no social commerce.

59% devem comprar para o Dia dos Pais

A pesquisa também mostra que 59% dos entrevistados pretendem comprar para o Dia dos Pais. Destes, 36% vão presentear exclusivamente o pai, enquanto outros devem aproveitar as promoções e descontos para garantir também os mimos para o cônjuge (24%), para si mesmo(a) (12%) e para outros familiares, como irmãos, mãe, sogros e padrinhos. Para a maioria, o gasto deve ser de R$ 50 a R$ 100, o que pode balizar as ações de empresas e lojas em relação a promoções e ofertas. 

 

O Consultor de Transformação Digital Ricardo Martins ressalta que as lojas devem aproveitar o momento para estabelecer conversas mais próximas com o seu público, fidelizando quem já conhece a marca e também trazendo novos clientes. “O novo cliente digital - das mais diversas faixas etárias, classes sociais e preferências - busca uma experiência mais humana, descomplicada, sobretudo em uma data como o Dia dos Pais, em meio à pandemia. Cabe às lojas entregarem uma experiência personalizada.”

 

Segundo o especialista Fellipe Guimarães, não só no Dia do Pais, mas nas próximas datas comemorativas, como Dia das Crianças, Black Friday e Natal, é muito importante que as empresas aperfeiçoem suas plataformas digitais de vendas. “A criação de um novo olhar 360 graus para diminuir as fronteiras entre o online e offline faz com que empresas possam explorar modelos de negócios diferentes, como o pick up store (conceito omnichannel em que a loja online permite a retirada física), prateleira infinita, estoque unificado, opções mais rápidas e baratas de entrega ao cliente, e claro, mais qualidade no atendimento do cliente e entendimento melhor da jornada de compra”.

 

O frete, apontado por Fellipe, é um dos pontos sensíveis levantados pela pesquisa. Segundo 43% dos entrevistados, o frete alto faria o consumidor desistir de comprar, mesmo diante de uma boa oferta do Dia dos Pais. 

É perceptível que os clientes estão cada vez mais focados no online e que as marcas precisam acompanhar rapidamente essa tendência, oferecendo a melhor experiência aos seus consumidores. 





 

Sobre Ricardo Martins
Com mais de 15 anos de experiência em marketing e desempenho digital, Ricardo Martins, atualmente, é Consultor de Transformação Digital na Pon Digital Consulting. Ao longo de sua carreira teve a oportunidade de trabalhar com serviços relacionados à relações públicas, marketing, gerenciamento de projetos, Business Intelligence, tecnologia, User Experience, entre outros. Sendo executivo de grandes agências e empresas, o profissional liderou equipes e projetos de grandes players do mercado, dentre eles: Spotify, Procter and Gamble, Johnson e Johnson, Fiat, Jeep, Sodexo, Itaú, Renault, Pernambucanas e Nextel.

 

Sobre Fellipe Guimarães

Especialista em negócios digitais | Startup Maker | Desenvolvedor Full Stack. Founder Grupo Codeby, uma empresa de tecnologia especializada em desenvolvimento de funcionalidades que agregam o crescimento para negócios digitais. A empresa que possui 7 anos de mercado atende grandes marcas como, por exemplo, KFC (México), F64(Romênia), Telemercados (Chile), Lego, Shoulder, Valisere, Alpargatas, entre outras. Saiba mais: https://codeby.com.br/ 


 
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