13/05/2022 às 12h57min - Atualizada em 14/05/2022 às 00h19min

Especialista explica como faturar mais no Dia dos Namorados

Vendas no varejo

SALA DA NOTÍCIA José Maria Filho
JM Press
Divulgação

A data é uma excelente oportunidade de vendas para empresas de todos os segmentos, que podem alavancar os negócios com ações de trade marketing.

 

 

São Paulo, maio de 2022 Depois dos resultados positivos das vendas para o Dia das Mães que, conforme o Índice Cielo do Varejo Ampliado, tiveram alta de 18,1%, no período de 2 a 8 de maio, em relação ao mesmo período de 2021, os lojistas de todos os segmentos se preparam para chamar a atenção dos enamorados e colher resultados positivos na celebração de 12 de junho que este ano, para alavancar ainda mais as vendas, cai num domingo. 
 

“A data já é sempre muito aguardada pelos lojistas, agora, nessa fase pós-Covid, em que ainda há perdas a serem recuperadas, a expectativa é a melhor possível e o momento é de tornar as lojas ainda mais atraentes para que o consumidor se sinta contemplado”, comenta Francilene Feitosa, CEO da Tradeup Consultoria, empresa focada em Trade Marketing.

A especialista elenca uma série de estratégicas que contribuem para o aumento nas vendas:

 
  1. Cross estratégico
Os casais buscam encantar com presentes românticos, ou algo para incrementar aquele jantar especial. E para motivar o consumo de produtos nesse momento, a exposição de produtos, próximos um do outro, o cross estratégico, a famosa venda casada, faz a diferença nas vendas desse dia.  Exemplo: Caixa de chocolates ao lado de vinhos e espumantes.
 
  1. Degustação
As degustações em pontos de venda retornaram com peso nas lojas, pois o consumidor está se sentindo mais à vontade para degustar e interagir. Então, vale investir nessa estratégia, caso seu produto seja algo na linha se bebidas e alimentos.
 
  1. Brindes com produtos de vida curta
Cuidado especial. Quando oferecer algo como doces e chocolates é preciso pensar na armazenagem e manuseio deles. Afinal de contas, não podemos oferecer um produto como brinde, que possa de alguma forma, passar uma má impressão ao consumidor.
 
  1. Ações com brindes
Atenção, não basta presentear o consumidor com um brinde. Depende do canal de venda e do brinde. Alguns consumidores acabam investindo um pouco mais na compra para ganhar algo que “brilhe os olhos”. Já outros não fazem muita questão, principalmente em se tratando de um algo pouco atrativo e útil para o dia a dia.
 
  1. Sorteios
Normalmente quando a ação envolve sorteios, muitas vezes, trata-se de algo com maior valor agregado, aí, sabidamente o consumidor não se importa em dedicar alguns minutos no preenchimento do cupom.  Vale consultar um especialista para traçar a melhor mecânica para este tipo de ação. Mas é possível adiantar que investir em algo mais atraente, tende a conquistar mais o consumidor, do que com brindes mais singelos.

 
  1. Brindes certeiros para a data
Claro que podemos oferecer algo que tenha relação com o Dia dos Namorados. Não há exatamente uma regra, mas há aquelas sugestões especiais que poderão ser usadas na comemoração, tipo: “Ganhe de brinde um Fondue de cerâmica na compra de R$ de Chocolate” ou “Na compra do Vinho X ganhe duas taças personalizadas” e etc.,   assim você estimula a utilização do brinde no próprio Dia dos namorados.

A especialista finaliza lembrando que, cada ação deve ser estrategicamente pensada no perfil de consumidor que se quer atingir. “O importante é se destacar no PDV, pois a concorrência é grande, e seu produto não pode ficar escondido, na esperança de ser encontrado, é preciso evidenciá-lo. E o Trade Marketing  possui estratégias que potencializam a visibilidade do produto e a identidade da sua marca no ponto de venda”, finaliza Fran Feitosa.

 
Notícias Relacionadas »