10/02/2022 às 19h07min - Atualizada em 11/02/2022 às 09h39min

Banho Solidário oferece serviços de higiene, alimentação e atendimento médico a pessoas em situação de rua

Projeto realizará próxima ação no dia 20 de fevereiro, na Barra Funda, em São Paulo

SALA DA NOTÍCIA Pedro Araujo

Com o objetivo de oferecer acolhimento social, cuidados com a higiene e atenção à saúde de pessoas em situação de rua, as ONGs Banho Solidário SP e Consultório de Rua realizam uma nova ação no dia 20 deste mês, entre 10h e 14h, na Barra Funda, bairro da Zona Oeste de São Paulo.

No local, serão oferecidos banhos, cortes de cabelo e barba, doação de kit’s de higiene pessoal, roupas e atendimento médico com encaminhamento clínico, quando necessário. Em parceria com as ONGs, o Projeto Você Também fará a distribuição de cachorros-quentes, refrigerantes e sobremesas aos assistidos pela iniciativa.

Fundada em novembro de 2019, a ONG Banho Solidário Sampa começou as atividades durante a pandemia da Covid-19 e já atendeu cerca de 3.000 pessoas em situação de rua com 1.517 banhos, 1.551 cortes de cabelo e doações de mais de 13 mil peças de roupas e calçados, além da distribuição de lanches, refeições e cestas básicas.

Para a execução do projeto social, o Banho Solidário desenvolveu e fabricou um trailer especialmente projetado para ser autossustentável e ecologicamente correto, com água limpa para os banhos. Após a atividade, o trailer retorna para a base operacional, onde a água pós-banho é descartada na rede de esgoto da Sabesp, recebendo a devida higiene com água, detergente e desinfetantes. Os boxes foram revestidos com polipropileno, que impede o acúmulo de água suja em cantos e frestas. Assim, toda a infraestrutura elétrica e hidráulica foi pensada para um banho confortável e quentinho.

Cada ação dura em média duas horas e meia, atendendo mais de 40 pessoas. “São oferecidas toalhas, roupas limpas e bem conservadas, barbeador descartável, espuma de barbear, absorventes, roupas íntimas novas, desodorantes, escovas e pasta de dentes, álcool em gel, além do próprio banho”, explica Paulo Cesar Fernandes, presidente da ONG Banho Solidário Sampa.

A ação do Banho Solidário é mantida a partir de campanhas de doação, seja a partir de doadores individuais ou empresariais. Como exemplo, a Lorenzetti, empresa líder em duchas, chuveiros, torneiras elétricas e aquecedores de água a gás, fez a doação de chuveiros elétricos, torneiras, entre outros produtos.

O movimento necessita de apoio para arrecadar roupas íntimas novas e álcool em gel. As contribuições individuais vão desde itens para higiene até a ação “Adote um Banho”, em que doações a partir de R$40 garantem o banho de, pelo menos, quatro pessoas. Para saber mais, acesse: https://linktr.ee/banhosolidariosampa.

 - Estrutura para o banho quente 

 - Trailer projetado para a ONG Banho Solidário Sampa 

 - Voluntários em ação 

 

 - Voluntários atendem pessoas em situação de rua 

Sobre a Lorenzetti

Com 98 anos e trajetória marcada pela constante inovação, ética e pioneirismo, a Lorenzetti é líder no segmento de duchas, chuveiros, torneiras elétricas e aquecedores de água a gás. A empresa se destaca por colocar à disposição dos consumidores o que há de melhor em louças, assentos, metais e plásticos sanitários, purificadores de água, pressurizadores e lâmpadas, refletores, painéis e spots. Com cinco fábricas no Brasil, sendo quatro unidades no Estado de São Paulo e uma em Minas Gerais, a Lorenzetti possui distribuição nacional e internacional. O objetivo é oferecer produtos de qualidade e com design inovador, desenvolvidos com a mais alta tecnologia e consciência ambiental.            


Notícias Relacionadas »