01/02/2022 às 18h56min - Atualizada em 02/02/2022 às 00h00min

Aumente sua imunidade: conheça 4 opções de frutas que podem ajudar no fortalecimento do organismo

Ricas em vitaminas, fibras e antioxidantes, laranja, pera, ameixa e pêssego se destacam quando o assunto é o fortalecimento do sistema imunológico

SALA DA NOTÍCIA Thais Genovese
Bolo Integral de Ameixa (Foto: Divulgação)
A nutricionista Renata Guirau do Oba Hortifruti, com unidade no Iguatemi Alphaville, explica como elas agem no organismo e dá dicas de receitas para incluí-las no dia a dia
 
A ingestão de frutas é um dos melhores caminhos para aumentar a proteção contra diversas doenças. Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, com unidade no Shopping Iguatemi Alphaville explica que elas são ótimas fontes de componentes antioxidantes, "que irão ajudar a manter o sistema imunológico mais resistente e capaz de enfrentar os agressores, como o vírus da gripe. Alguns desses componentes são as vitaminas C, E, os carotenóides e o licopeno", diz.

Outra função muito importante, é o auxílio para o bom funcionamento do intestino, principalmente por serem fontes de fibras e água. "Nosso intestino é peça chave para uma boa resposta do nosso sistema imunológico. Geralmente, pessoas com problemas intestinais tendem a ter mais problemas com a imunidade", ressalta a nutricionista.
 
Apesar da laranja ser a primeira fruta que pensamos quando o assunto é a recuperação de gripes e resfriados, por exemplo, há também outras excelentes opções como ameixa, pera e pêssego. Todas elas possuem vitamina C e são ricas em fibras, que ajudam indiretamente no reforço da nossa imunidade. Além disso, a ameixa e o pêssego são boas fontes de carotenóides, antioxidantes importantes para a saúde imunológica.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre essas frutas poderosas, que tal incluí-las na sua rotina de um jeito fácil e delicioso? Confira as dicas de receitas da nutricionista Renata Guirau e não deixe de experimentar!
 
Suchá de laranja com gengibre
1 colher de sopa de gengibre picado
200mL de água
1 laranja sem casca e sem semente
Pedras de gelo (opcional)
 
Aqueça a água com os pedaços de gengibre até levantar fervura. Conte 5 minutos e desligue o fogo. Deixe esfriar e coe. Em seguida, bata no liquidificador ou mixer o chá de gengibre frio, a laranja e o gelo (opcional) e beba sem coar.
Se preferir, pode apenas misturar o chá com o suco da laranja espremida.
 
Pera cozida com canela
1 pera média
1 colher de sopa de mel
1 colher de café de canela em pó
 
Corte a pera em 4 partes, no sentido do comprimento e acomode em um recipiente que possa ir ao microondas. Acrescente a canela em pó, distribuindo uniformemente pelas partes da pera e finalize regando com o mel.
Leve ao microondas por 2 minutos. Retire, veja se os pedaços estão ficando cozidos de forma uniforme e volte novamente ao microondas por mais 2 minutos.
Se necessário, repita o processo uma terceira vez, sempre com cuidado ao retirar o recipiente quente do microondas.
 
Overnight de pêssego
1 pote de iogurte natural
1 pêssego fatiado, sem semente
2 col. de sopa de aveia
2 col. de sopa de sementes de chia
2 col. de sopa de castanhas de caju picadas
 
Divida o iogurte em duas partes. Misture a aveia em uma das partes e a chia na outra metade.
Em uma taça, faça camadas: iogurte com aveia; pedaços de pêssego; iogurte com chia e mais uma de pêssego.
Finalize com as castanhas de caju.
Armazene na geladeira e consuma no dia seguinte.
 
Bolo integral de ameixa
½ xícara de coco ralado
½ xícara de farinha de aveia
1 ovo
100mL de leite de coco
½ xícara de uvas passas hidratadas
1 col de chá de fermento em pó
2 ameixas frescas fatiadas
 
Bata todos os ingredientes no liquidificador, exceto as ameixas.
Em uma forma de silicone no formato de bolo inglês, forre o fundo com as ameixas fatiadas e em seguida acrescente a massa do liquidificador.
Leve para assar em fogo baixo, por cerca de 20 minutos e faça o teste do palito, até que ele saia limpo.

 
SOBRE O OBA HORTIFRUTI
 
A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifruti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e no ranking IBEVAR – FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.  
 
Atualmente, a marca possui mais de 60 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti. 
 
Sobre o Iguatemi Alphaville
Inaugurado em 2011, o Iguatemi Alphaville é o lugar mais completo para fazer compras da região, com um mix de lojas variado e adequado ao público, que busca marcas consolidadas e de qualidade. São cerca de 150 lojas, restaurantes e serviços exclusivos. Com o DNA e excelência que carrega da marca Iguatemi, o shopping apresenta um dos mais modernos projetos de arquitetura, com grandes skylights que proporciona total integração com o exterior. Além disso, o Iguatemi Alphaville investe em lazer e entretenimento para todos os públicos por meio de diversas atrações e tem o melhor cinema da região, a rede Cinépolis, com salas VIP e tecnologia 3D. O shopping tem localização privilegiada, na entrada principal de acesso aos bairros Alphaville e Tamboré, entre as alamedas Rio Negro e Xingu, próxima à rodovia Castelo Branco.

Notícias Relacionadas »